terça-feira, 14 de junho de 2016

Aluna da Unisa lança livro na Bienal de São Paulo


                          Por: Lívia Gomes e Marilza Santos                                                                                                                      

Estudante de Jornalismo, Paula M.C Basílio estará no evento no dia 27 de agosto para uma tarde de autógrafo

Paula M.C Basílio tem 17 anos e é estudante do 1º semestre de jornalismo na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Mas nem a pouca idade e tampouco os primeiros passos na carreira impedem Basílio de lançar o seu primeiro livro, “Hidden Love – Um Amor Oculto e Seus Desastres”, pela Editora Anjo, na Bienal do Livro que acontecerá em São Paulo entre 26 de Agosto e 04 de setembro deste ano.  
A estudante de jornalismo conta que a paixão pela leitura começou muito cedo, ainda no colégio. Sempre foi muito incentivada pelos professores a aprimorar e praticar a escrita. Paula M.C Basílio estará na Bienal, lançando o livro, no próximo dia 27 de agosto. 
Em entrevista para a U-Web, a jovem escritora revela que o primeiro livro lido foi os da saga Harry Potter e que, a partir de então, a vontade de escrever se tornou quase missão de vida.

Mesmo com pouca idade, a estudante não se vê muito diferente das meninas da sua geração, a não ser pelo interesse na literatura: “Eu me vejo como uma garota normal, me olho da mesma forma que me olhava antes de ser escritora”, afirma. Para a universitária, no entanto, “escrever um livro e publicar é uma satisfação pessoal”.

Publicar um livro não é uma tarefa fácil. Persistência é a palavra que define a escritora na caminhada até encontrar uma editora que a apoiasse no projeto de colocar a obra na prateleira das livrarias: “Foi difícil encontrar a editora, tentei em várias conhecidas, mas todas fecharam as portas e deram desculpas, me disseram que tinha que ter um agente literário para conseguir fazer esta publicação”.

Como ainda não trabalha, a estudante de Jornalismo depende muito da ajuda financeira dos pais. Paula M. C. Basílio conta que seu pai praticamente bancou a produção do livro, ao passo que sua mãe foi decisiva no acompanhamento dos capítulos. “É uma das minhas maiores incentivadoras”, conta.
Sobre a vida acadêmica, o curso de Jornalismo não era a escolha principal. Pretendia cursar Letras, mas como o curso não fechou turma teve que escolher uma segunda opção: “Não escolhi o jornalismo, o jornalismo me escolheu”, define.  

Às escuras

O livro “Hidden Love – Um Amor Oculto e Seus Desastres” é um romance, que conta a história de Mary, uma jovem norte-americana e formada em jornalismo. Mary consegue uma chance para estudar fora do país, em Frankfurt, na Alemanha, e começa a cursar letras. Faz novas amizades, mas entra em conflito.  Depois de alguns meses, começa a receber cartas de um admirador secreto e passa o livro inteiro tentando descobrir quem as escreveu.

Os personagens Mary e James levam um pouco da essência e das características da autora. E assegura que tanto os personagens masculinos, como os femininos têm um pouco dela.

A escritora garante que nunca teve a intenção de publicar um livro. Na verdade, pretendia disponibilizá-lo digitalmente. “De inicio, não era para ser publicado, era um livro que eu ia deixar quieto em um site de histórias e nunca mais ia mexer nele”, detalha.
A expectativa para a Bienal é grande, já que foi uma ideia da Editora Anjo, que indicou a escritora para fazer o lançamento do livro no evento.  

Inspiração
            
        Paula M. C Basílio não esconde que se inspira em escritores internacionais, como Sylvain Reynard, autor de “O Inferno de Gabriel”; Kiera Cass, autora do Best-seller “The Selection”; Jojo Moeys, escritora de “Como Eu Era Antes de Você” entre outros.
           
         A estudante de Jornalismo assegura que não escreve para agradar ninguém e não dá ouvidos para os que falam... Escreve o que sente. No futuro, espera ser reconhecida mundialmente por seu trabalho como escritora e encoraja quem tem um sonho de seguir o mesmo caminho. “Se você quiser escrever sobre qualquer assunto, escreva, porque é a sua história, nunca pare de escrever, jamais! Nunca tente pensar no que os outros vão dizer do que você escreveu. Escreva o que você gosta!”, encerra.


*Marilza Santos e Lívia Gomes são estudantes do 7°semestre de Jornalismo da Universidade de Santo Amaro (Unisa) 

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Arquivo do blog